Adolescência vivida de perto!

Ser humano não é tarefa fácil, são tantas coisas que temos que lidar. Quando se fala em adolescência as coisas complicam ainda mais. Como lidar com a adolescência? Essa pergunta intriga muitas pessoas inclusive esse que vos escreve.
Nascemos, crescemos, chegamos à infância, pré-adolescência, e finalmente, antes de se tornar adulto, chega a tal da adolescência. Essa fase é marcada! Marcada por tudo que você possa imaginar: estresse, paixões, raiva, teimosia, rebeldia, insatisfação, mudanças físicas e psicológicas, tristeza, alegrias—passageiras ou permanentes, arrependimento. Enfim a adolescência marca uma série de acontecimentos e sentimentos na vida de cada indivíduo que possa ser chamado de “ser humano”.
Muitas palavras surgem na adolescência. Algumas que queríamos que nunca alguém tivesse pronunciado perto de nossos ouvidos, porém infelizmente ouvimos. Dentre tais aparece uma que é um pesadelo para muitos, normal para outros e esperada por mais outra parcela: Puberdade. “Ô palavrinha que incomoda sô!”
A Puberdade, segundo seu significado científico é definida como: Período da vida em que se inicia a atividade das glândulas reprodutoras e se manifestam certos caracteres sexuais secundários...”. Todavia a puberdade não abrange somente a mudança física ocorrida na vida das pessoas. Ela compreende a consolidação do caráter, o amadurecimento psicológico em muitos, e um monte de pormenores relacionados à adolescência.
A adolescência também é um período descobertas. Descobertas dum mundo traiçoeiro, pois pode te lavar a fazer coisas boas e outras que vão refletir pelo resto de sua vida. Época de descobertas é boa, pois adquirimos experiência, ainda que imatura e insuficiente, em relação à vida fora do nosso lar.
Viver a adolescência de perto é algo que todo mundo é obrigado a passar! Sinceramente surgem momentos que parecem que a nossa mente vai “pirar”, é tanta coisa, tantos sonhos, tantas frustrações, tantos medos, tantas dúvidas... As palavras faltam, as emoções não são suficientes para que possamos expressar o que sentimos. Contudo o maior problema é que as pessoas em sua maioria não nos entendem! Fazer o quê? A coisa certa é que quem está na fase da adolescência não se envolva com coisas que irão te conduzir à perdição, à tristeza e ao remorso.
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.
Eclesiastes 12:1

Um comentário:

  1. Suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais é só clikar. Faça-o de forma a que possa seguir também seu blog. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe sua Mensagem